Buscando um valor ou texto no Excel utilizando o menu dropdown e a função PROCV

Do site: www.baboo.com.br

Para aqueles que possuem uma base de dados extensa no Excel e ficam muito tempo à procura de um valor, este tutorial irá ajudar - e muito !

Este tutorial explica a função PROCV e utilizaremos como exemplo uma pequena base de dados, embora ela possa ser de qualquer tamanho - e quanto maior a base de dados, mais útil é a função ;) ....


Veja o exemplo abaixo:



Na coluna A e B (Localização:A3:B8) estão os valores a serem buscados e encontrados: no exemplo, utilizaremos o termo "buscado" para o produto e "encontrado" para o preço do mesmo. A coluna D (Localização:D1) será o local onde o produto que será buscado na função PROCV e a coluna D (Localização:D2) será o local que a função está localizada e onde o valor será visualizado.

Vamos criar o menu DropDown:



Para fazer tal menu, primeiramente é escolhida uma célula na planilha (em uma parte vazia, lógico) onde será criado: no nosso exemplo utilizaremos a célula D1.

Selecione a célula escolhida, clique em "Dados" > "Validação":



Em "Permitir", selecione a opção "Lista":



Agora o menu será alterado para esta tela:



Agora será definida qual será a base de dados do nosso menu DropDown: em Origem: serão indicados quais os valores que se encontrarão no menu DropDown. No exemplo, o local é: "=$A$2:$A$8" (sem aspas).

Note que no exemplo a célula A2 está vazia, mas a célula foi adicionada ao menu para que este fique com uma melhor aparência.

Pronto! Verifique se o menu ficou como nesta tela:



O passo seguinte é construir a fórmula de busca e novamente escolhemos uma célula vazia para colocar a função. No nosso exemplo esta célula será D2.

Feito isto clique em "Inserir" e logo depois em "Função":



Procure no menu da esquerda a opção "Procura e referência" e no lado direito a opção "PROCV" (como na figura acima). Após ter selecionado a função, clique em "OK":



Veja os números vermelhos:

1. Valor_procurado: Será a célula onde estará localizado o menu DropDown: no nosso exemplo é a célula D1

2. Matriz_tabela: Será toda a base de dados aonde a função localizará o valor procurado. No nosso exemplo o intervalo de células é "=$A$3:$B$8" (sem aspas), sendo que o caractere "$" é utilizado para que o conteúdo não seja alterado em uma cópia de células.

3. - Núm_índice_coluna: Aqui será colocado o número da coluna e o valor que será retornado. No nosso exemplo esta coluna (a coluna B - Preço) é o número "2". Exemplificando: A = Coluna 1, B = Coluna 2 e assim por diante.

4. Procurar_intervalo: Aqui será colocado verdadeiro ("Verdadeiro") se um valor aproximado é procurado e se for para encontrar o valor exato deve-se utilizar falso ("Falso").

No exemplo, esta tela ficou preenchida desta maneira:



Pronto! Agora vamos testar o menu DropDown:



Note nas setas que os valores estão perfeitamente iguais ;) ...

1 comentários:

Gabriel disse...

Olá, procuro saber se é possível (partindo da mesma ideia da função procv, onde você pode escolher entre FALSO e VERDADEIRO) a célula, onde tem a validação de dados (o drop down), retornar um valor aproximado, equivalente ao VERDADEIRO das procs. Por exemplo: digito apenas "Gus" no drop down e me retorna "Gustavo". Obrigado.