Integracao-COBIT-PMI-ITIL


Integração COBIT, PMI e ITIL - Uma definição geral mas que poderá ajudá-los com essa “sopa” de letrinhas


A um certo tempo venho percebendo a confusão que o pessoal de TI faz quando se fala em ITIL, COBIT, PMI, PRINCE 2 e afins. Essa sopa de letrinhas tem gerado confusão no meio do pessoal mais técnico, que não é muito familiarizado com gestão para TI. PMI é uma metodolodia? PMO é o nome do cargo do profissional? Coisas do gênero costumo ouvir.
Para ajudar o pessoal, vou passar um definição geral e não muito detalhada mas que poderá ajudá-los com essa “sopa”.
COBIT:
O Cobit trata-se de um modelo de referência para gestão de TI. E ai já começa a confusão. Alguém poderia estar pensando neste momento: “mas, a ITIL não tem a mesma finalidade?”. Definitivamente não. A camada de atuação de ambas não é a mesma.
Através das ferramentas do Cobit, o gestor de ti irá cuidar da TI para que ela atenda as expectativas de negócio da empresa.
Vou explicar através de um case pois o entendimento ficará mais simples.

Imagine um grande banco. Este banco pretende expandir seus negócios no Brasil. Irá abrir 57 novas agências até o final de 2009, e seu atendimento ao cliente que era somente no horário comercial, de segunda a sexta, agora passará a ser 24×7. Além disso, a diretoria sênior do banco já prevê a abertura de mais 35 agências para o primeiro semestre de 2010.
Ok. Agora que a diretoria já decidiu seu plano de expansão, teremos que ter TI para que tudo isso funcione correto? Alguém já viu uma agência sem sistemas para controlar saque de dinheiro, depósitos, investimentos ou um sistema para o sac registrar os chamados? É, eu também nunca vi. Toda esta expansão sem TI simplesmente não aconteceria.
O diretor de TI que participava desta reunião de divulgação dos planos de expansão ficou atento a estes números. Após a apresentação do plano, o presidente nacional do banco, olhou para ele e disse “Fulano, em 4 semanas quero uma apresentação para a diretoria nos exibindo o que precisamos investir em TI para que nossa expansão ocorra sem problemas. Quero saber além da necessidade técnica, o orçamento e o retorno que termos sobre este investimento”.
É nesta camada que o COBIT atua. O Cobit está mais próximo do negócio do que qualquer outra prática, framework, metodologia ou o que for. O Cobit auxilia a diretoria de TI a decidir e controlar os investimentos em TI, a gerar indicadores e a justificar o investimento. Utilizamos a Cobit para conseguir definir o que é preciso comprar, desenvolver ou alugar para que os objetivos de negócio sejam concretizados.
Em nosso case, o objetivo é a abertura das novas agências e o sac de 24×7.
Neste caso poderíamos exemplificar de forma extremamente resumida que seria necessário:
- aquisição de 7500 computadores
- 7 servidores com arquitetura risc
- contratação de XPTO funcionários
- etc

Vamos dar mais um passo. Realizamos a apresentação para a diretoria, exibimos o que é preciso de TI para atender o objetivo do negócio, exibimos o orçamento, os riscos, as vantagens, o ROI etc e a diretoria aprovou o investimento. Fase 1 concluída.
Agora é hora de colocar esse plano em ação. Quem irá realizar a implantação, configuração dos 7500 computadores e dos 7 servidores? Sim a equipe de GESTÃO DE PROJETOS.
O orçamento de TI foi aprovado agora a “bola” passa da mão do pessoal de governança de TI (Cobit), para o pessoal de gestão de projetos (PMI, PRINCE2 etc).
O pessoal de gestão de projetos poderá utilizar as melhores práticas do PMI e com base nelas criar sua própria metodologia, utilizar uma metodologia padrão de mercado como a Prince2 ou outra de sua preferência.
Serão criados planos para gerir a qualidade do projeto, o escopo, o tempo, as comunicações etc, tudo visando que as 7500 máquinas sejam implantadas corretamente, assim como os servidores. O gerente de projeto irá acompanhar e coordenar a execução de atividade por atividade, como por exemplo:
- instalação de cpu
- instalação do monitor
- instalação do sistema operacional
- instalação do sistema bancário
- testes de conexão com o servidor
- etc

Ok. Projeto entregue e implantado com sucesso. Servidores rodando perfeitamente, agências operando e sac 24×7 a todo vapor.
Pois é, e agora, quem irá MANTER tudo isso? Opa, agora sim aparece a ITIL para gerir a TI. Agora que o projeto já está em operação, não é mais de responsabilidade do pessoal de projetos, mas sim do pessoal que cuida da infraestrutura de TI, do pessoal que trabalha com ITIL.
Através da ITIL a equipe de infraestrutura terá processos bem definidos para gerenciar estação por estação, para gerenciar os servidores, para gerenciar a capacidade, ou seja, se o tamanho do disco rígido é adequado, se o tamanho do hd é adequado, para gerenciar a liberação de software, garantindo que só softwares originais e licenciados estejam em uso, acorda níveis de serviço (SLA), define os planos de continuidade do negócio, por exemplo, redundância de servidores para que, em caso de desastre, um seja acionado automaticamente caso o outro pare, dentre outros controles.


Para resumir o entendimento, basicamente falamos que:
- COBIT
Atua na definição que o negócio tem referente a TI para poder atingir suas metas.


- GESTÃO DE PROJETOS
Atua na concretização da necessidade de TI levantada pelo pessoal da governança de TI (COBIT).


- ITIL
Após a implantação do projeto, o ITIL tem o dever de manter a infraestrutura de TI operante, ou seja, cuida do dia-a-dia.



Algumas definições:
- PMI
Não é uma metodologia, não são as melhores práticas e nem é o nome de uma certificação.
PMI significa Project Management Institute, ou seja, Instituto de Gerenciamento de Projetos. Trata-se do instituto que com a ajuda de profissionais do mundo todo definiu as melhores práticas para se gerenciar projetos e as publicou no PMBOK.


- PMP
PMP trata-se da certificação para profissionais de gestão de projetos criada pelo PMI. Esta certificação garante que o profissional possui um nível aceitável de conhecimento em gerenciamento de projetos.


- PMO
PMO não é um cargo. PMO significa PROJECT MANAGEMENT OFFICE, ou seja, Escritório de Gerenciamento de Projetos.Trata-se do departamento que coordena os projetos em execução na companhia.


- PRINCE2
Prince2 é uma metodologia comercial para gestão de projetos. No Brasil não possuímos muitos adeptos, mas no exterior sim. De qualquer forma o padrão adotado mundialmente em grande escala são as melhores práticas do PMBOK e a partir delas cada empresa cria sua metodologia.


Fonte: http://gestaodeprojetos.net/2008/10/26/integracao-entre-governanca-de-ti-cobit-gestao-de-projetos-pmi-e-gestao-de-ti-itil
Enviado por Marco Aurélio

7 comentários:

Fernando Teixeira disse...

Simplesmente perfeito, ajudou muito na minha monografia, o exemplo pratico não poderia ser melhor.

Daniel Donda disse...

Muito bom. Obrigado por compartilhar.

Carla disse...

Legal! Muito didático, ilustrativo, Valeu!

Nuno Menezes disse...

Muito bem explicado.
Muito esclarecedor.
Excelente!

César disse...

Obrigado, muito didático !

Alexandre Vendramini disse...

Olá Marco Aurélio, muito bom este seu resumo, que com certeza me orientou em relação aos significados e a atuação de cada um deles. Parabéns!

ella disse...

HP Printers are the best in the international and used significantly around the globe. For workplace and home customers, the HP Printer Support Experts team gives complete printer solutions. These printers are produced with the maximum superior generation and remarkable features. HP printers can offer you with a completely unique printing experience with a wide variety of laptop devices available. You can rework your virtual newsletter into a real sheet from black and white to colored sheets.
hp printer in error state