Quanto cobrar por anúncios em blogs


Quando e quanto cobrar por anúncios em blogs

Fonte: http://dicasblogger.blogspot.com/2009/07/quanto-cobrar-por-anuncios-em-blogs.html


Dando continuidade à série de posts sobre monetização, hoje vamos conversar sobre as medidas empregadas e sobre as formas de cobrança em campanhas publicitárias.

A maior dificuldade de todo blogueiro que pretende vender espaço publicitário em seu blog, é saber como e quanto cobrar. Mestre Sir @Cardoso escreveu sobre o tema em 2007:


Veja também:


A pior coisa que alguém pode dizer a um blogueiro é “quero anunciar em seu site”. Não por causa do pecado do lucro, ou pela acusação de ProBloggers não serem mais que prostitutas, mas por uma questão apenasmente (como diria Odorico Paraguaçu) prática.Ninguém sabe o quanto cobrar. (leia mais)

No mesmo ano, o Bernardo ( bernabauer.com) fez um post intitulado Quanto cobrar por um anúncio em seu blog?, contando sobre sua angústia ao fazer diversas contas, pesquisas e discussões com outros blogueiros, sem saber ao certo qual rumo tomar.

De lá pra cá pouca coisa mudou, já que ainda não existe um consenso entre os blogueiros e nem mesmo uma tabela de valores. O que existe são alguns caminhos, entre eles o CPM.

Vocês já devem ter reparado que em muitos Midia Kits, os valores são cobrados por CPM – o que leva os novatos a acreditarem que o valor informado também é o valor final a ser pago.

Quem usa o AdSense já deve ter uma noção do que se trata. Segundo palavras do Google:

CPM é a abreviatura de "custo por mil impressões". Os anunciantes que veiculam anúncios de CPM definem o preço desejado por 1000 anúncios exibidos, selecionam os canais específicos em que desejam mostrar seus anúncios e pagam sempre que os anúncios são exibidos.

Além do CPM, alguns anunciantes utilizam também o CPC, ou seja, custo por clique

Os anúncios de CPM concorrem com os anúncios de pagamento por clique (ou CPC, custo por clique) em nosso leilão de anúncios, por isso somente os anúncios de maior desempenho vão ser veiculados nas suas páginas. Os anunciantes precisam dar um lance maior do que para os anúncios de CPC existentes para que os anúncios de CPM sejam exibidos.

Encontrei no fórum web, um ótimo resumo das formas de cobranças publicitárias:
CPM - custo por mil impressões - o anunciante vai lhe pagar um valor para cada mil impressões de um banner, podendo ser negociado visualizações únicas ou não.
CPC - custo por clique - o anunciante vai lhe pagar um valor por clique em seus banners ou texto, muitas vezes não existe restrições quanto a visualizações não-únicas.
CPA - custo por ação - o anunciante vai lhe pagar um valor por ação.
ecpm - Cálculo feito por alguns programas de afiliados que medem qual valor eles estão pagando por cada mil impressões do produto deles (banners, blocos de links, textos e etc), apesar de não pagarem por CPM, pode ser CPA ou CPM, fazem este cálculo para ajudar o afiliado para ter idéia do valor ganho por mil impressões.

E tem ainda a tal de CTR, que segundo definição do site itajubense MestreSeo:

é a taxa dada pela divisão da quantidade de cliques em um anúncio pelo número de impressões do mesmo, e multiplicado por 100. Por exemplo, uma CTR de 2%, indica que a cada 100 impressões do seu anúncio, somente 2 serão clicados

O AdSense, por exemplo, paga por CPC e por CPM, assim como o HotWords. Já Submarino, Buscapé e Mercado Livre, que eu saiba, pagam por CPA. E todos eles fornecem relatórios detalhados sobre os ganhos, clique s e exibições dos anúncios.

Voltando ao dilema dos blogueiros, quanto podemos cobrar e como faremos para controlar os anúncios particulares, ou seja, aqueles que independem dos programas de afiliados?

Eu optei, a priori, por colocar valores fixos no meu Midia Kit, pois matemática nunca foi o meu forte e eu nem imaginava como controlar os ganhos por exibições de páginas.

Entretando, há uns dias atrás, o Cardoso comentou comigo que esse controle poderia ser feito pelo Ad Manager – programa do Google para gerenciamento de anúncios publicitários.

Sendo assim, ontem passei 4 longas horas mexendo no AdManger – o que rendeu um tutorial que será publicado mais tarde, pois ainda não está pronto ;) Aguardem!

Uma forma de se calcular o CPM de um blog, é usando o próprio valor do AdSense. O problema é que esse valor é geralmente muito baixo. Uma outra maneira é pesquisando os Midia Kits alheios e fazendo uma comparação entre estatísticas.

E nada de desespero. Aos poucos, iremos entender toda essa parafernália juntos ;)

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